DriveWorks – Como criar uma pré-visualização 3D dinâmica? (Preview 3D)

O Preview 3D dinâmico permite criar uma visualização real da montagem do SOLIDWORKS na interface do DriveWorks. Seja uma interface criada para customização de projetos nos módulos User, Administrator e Live, ou seja, pode rodar até em ambiente web em qualquer navegador, Google Chrome, Firefox e Edge. 

Neste tutorial vamos adicionar um 3DPreview em uma montagem do SOLIDWORKS configurada.

Requisitos

  • Conhecimento de desenvolvimento de projetos no DriveWorks Pro
  • Módulos do DriveWorks:
    • DriveWorks Administrator
    • DriveWorks Autopilot

Passo a passo

1 – No DriveWorks Administrator, crie um novo projeto ou use um projeto existente.
2 – Adicione um controlador 3D Preview Box no Form Design

3 – Nós precisamos criar um avento para atualização da visualização do item 3D, então para isso, devemos adicionar um Macro Button.

4 – Acesse o DriveWorks Autopilot e marque a opção Enable 3D Preview em Settings.

5 – O Autopilot usa o SOLIDWORKS para gerar os componentes e os arquivos de visualização 3D, verifique se no SOLIDWORKS os Add-ins DriveWorks Pro e DriveWorks 3D Export estão habilitados.

6 – Volte ao DriveWorks Autopilot e cliquei em Start (se já estava em Start, então cliente em Stop e Start novamente). Verifique se o 3D Preview Services será iniciado.

7 – Faça o seu primeiro teste e crie uma nova especificação e confira que o 3D Preview já vai ser gerado ao clicar em Preview. Porém essa visualização ainda não é dinâmica conforme mudamos os valores de dimensão.
Iremos adicionar a funcionalidade de dinamismo nos próximos passos.

Como já conhecemos, essa interface construída no Form Design do DriveWorks Administrator pode ser publicada no DriveWorks Live, ou seja, em um navegador web e até no navegador web de um smartphone.

8 – Após ter feito alguns testes na etapa anterior, observem na tela do DriveWorks Autopilot em seu log, podemos ver que um arquivo .DRIVE3D foi gerado. Esse arquivo .DRIVE3D é o gerador da visualização.

O nome do arquivo . DRIVE3D recebe o mesmo nome da peça ou montagem principal controlada pelo DriveWorks. 

9 – Precisamos fazer com que o nome do arquivo .DRIVE3D mude de nome e seja criado dinamicamente para a geração da visualização, para isso, criaremos macros, variáveis e constantes.

Crie uma variável em Define Variables com o nome NomeComponente e adicione controles de características como Comprimento e Largura.

10 – Crie outra variável adicionando regra para o caminho completo de onde o arquivo .DRIVE3D será gerado incluindo a extensão. E use a virável criada anteriormente para o nome.

11 – Vá até o Model Rules e altere a regra do nome do arquivo de peça ou montagem principal usando a primeira variável que criamos a NomeComponente.

OBS: Use o "*" para remover o nome original do arquivo.

12 – A cada vez que clicarmos no botão de Atualizar Visualização, precisaremos também atualizar o caminho do novo nome do arquivo DRIVE3D que será gerado, então devemos criar uma constant.

13 – Agora vamos criar as Specification Macros, a primeira macro será AtualizaVisualização que vai acionar a nossa 3D Preview Box.

14 – Crie a segunda macro para atualizar o caminho do arquivo .DRIVE3D, essa macro deve enviar a informação para a constante que criamos anteriormente com o nome de AtualizaCaminho.

15 – Voltando ao Form Design para adicionar as macros, variáveis e constantes.

Nas propriedades ajuste:

  • Macro Button (Atualizar Visualização) = Em Macro Name adicionar o nome da macro “AtualizaVisualização“.
  • 3D Preview Box (PreviewControl1) = Em On Preview Complete Macro adicionar a macro de nome “AtualizaCaminho“.
  • 3D Preview Box (PreviewControl1) = Em File Name adicionar a constante de nome “NomeComponenteAtualizado

    Video mostra os ajustes a serem feitos conforme a tabela acima.

16 – Testando Projeto pronto com 3D Preview.

Recomendações finais:

O recurso de 3D Preview usa o SOLIDWORKS em background para a geração dos arquivos DRIVE3D para obtermos uma visualização fiel ao arquivo de projeto original.
Montagens em SOLIDWORKS com vários componentes pode fazer com que a geração da visualização seja lenta. Recomenda-se usar arquivos de SOLIDWORKS leves e com menor numero de componentes possível.
Com o fluxo do DriveWorks você pode criar no Specification Flow um primeiro estado onde a pré-visualização seja gerada em arquivos de SOLIDWORKS simplificados. E ao avançar no Specification Flow os arquivos completos sejam gerados. Você pode tornar essa alternativa imperceptível ao usuários melhorando sua experiencia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s